Governo eleito de Canoas deve prorrogar o prazo de desconto do IPTU para o dia 31 de janeiro de 2025
Descontos de pagamento antecipado em cota única podem chegar a 15%; medida será encaminhada à Câmara de Vereadores nos primeiros dias de 2025
publicidade
A nova gestão que assumirá a Prefeitura de Canoas a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem anunciou que o prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) com desconto em cota única deverá ser prorrogado para o dia 31 de janeiro. Atualmente, o prazo é dia 2 de janeiro. A proposta será encaminhada à Câmara de Vereadores nos primeiros dias do ano para votação.
O desconto pode chegar a 15%, sendo 10% pela antecipação e mais 5% para quem não possui débitos com o município nos últimos dois anos; ou de 2,5% de desconto para quem não possui débitos no último ano. Já os prazos do parcelamento permanecem os mesmos, sendo oito parcelas, que iniciam em fevereiro e finalizam em setembro, com vencimento no dia 10 de cada mês.
A iniciativa ainda garante a atual determinação de que os contribuintes cujos imóveis foram atingidos pela enchente, que pagaram as parcelas do IPTU de 2024 com vencimento a partir de maio, terão desconto correspondente a esses valores no IPTU e na TCL de 2025. Para os contribuintes que pagaram o IPTU/TCL 2024 em cota única, o desconto é no valor equivalente a estas cinco parcelas.
A medida do novo governo eleito, de Airton Souza e Rodrigo Busato, demonstra o compromisso da nova administração municipal em facilitar o cumprimento das obrigações tributárias por parte dos canoenses, principalmente os atingidos pela enchente, bem como garantir que os recursos sejam investidos em programas, políticas públicas e iniciativas do projeto da nova gestão que administrará Canoas a partir de janeiro.
“Nós sabemos que a população de Canoas ainda passa por uma situação delicada. Foram muitas famílias que perderam tudo e precisaram recomeçar ou, então, que precisaram ajudar familiares ou tiveram sua fonte de renda prejudicada pela enchente. Essa é uma forma de dar ainda mais prazo para essas famílias garantirem o desconto”, explica Airton Souza.